Claro, você pode perder peso em tempo recorde. Existem muitas dietas por ai que trabalham para perder peso rapidamente enquanto você sente fome e privação. Mas do que adianta perder peso, apenas para recuperá-lo? Para manter os quilos permanentemente, é melhor perder peso lentamente.

E muitos especialistas dizem que você pode fazer isso sem fazer uma “dieta”. Em vez disso, a chave é fazer ajustes simples no seu estilo de vida.

Tome café da manhã todos os dias.

Está sem tempo para ler? Ouça o Podcast!!

Um hábito comum a muitas pessoas que perderam peso e o mantiveram fora é o café da manhã todos os dias.

Muitas pessoas pensam que pular o café da manhã é uma ótima maneira de reduzir calorias, mas geralmente acabam comendo mais ao longo do dia, acredito que você concorda comigo.

Segundo Elizabeth Ward, autora do Guia do Pocket Idiot para as Novas Pirâmides Alimentares, estudos mostram que pessoas que tem o hábito de tomar um bom café da manhã, tem um IMC mais baixo e um desempenho melhor, seja na escola ou na sala de reuniões.

Experimente uma tigela de cereais integrais com frutas e laticínios com baixo teor de gordura para um início rápido e nutritivo do seu dia.

Escolha calorias líquidas com sabedoria.

Bebidas açucaradas acumulam calorias, mas não reduzem a fome como os alimentos sólidos.

Satisfaça a sua sede com água, água com gás com leite cítrico, desnatado ou com pouca gordura ou pequenas porções de suco de frutas 100%. Tente um copo de suco de vegetais nutritivo e de baixa caloria se você sentir fome entre as refeições.

Cuidado com as calorias do álcool, que aumentam rapidamente. Se você costuma beber um copo ou dois de vinho ou um coquetel na maioria dos dias, limitar o álcool aos fins de semana pode ser uma grande economia de calorias.

Vá para o grão.

Ao substituir grãos integrais por grãos refinados, como pão branco, bolos, biscoitos, você adiciona as fibras necessárias e se encherá mais rapidamente, aumentando a probabilidade de comer uma porção razoável.

Escolha pães e massas integrais, arroz integral, flocos de farelo, pipoca e bolachas integrais.

Pare de se pesar e foque na saúde

Deixe de lado a paranóia com uma balança ou com uma porcentagem de gordura, porque isso dá origem a uma relação conturbada com o corpo e com a comida.

Essa obsessão faz com que as pessoas permaneçam sempre em busca de métodos que muitas vezes são os principais causadores do efeito sanfona!

Se você quer emagrecer sem dieta, tratamento de saúde, manter seus exames no dia porque alguns problemas de saúde podem ser causados pelo ganho de peso.

Além disso, coma mais alimentos in natura e exclua os enlatados. Se possível, foque na comida caseira! Este é um método muito eficaz na prevenção da obesidade.

Beba mais água e menos bebidas doces; procure se exercitar regularmente. Um peso saudável vem em consequência desses hábitos!

Estresse e sono também importam, emagrecer dormindo!

Muita gente nem imagina que fatores como nosso nível de estresse e a qualidade do nosso sono também importam para o nosso peso. E uma coisa pode estar ligada à outra: as pessoas que andam preocupadas, com muitos problemas na cabeça, podem dormir mal à noite.

Sei que não é algo tão simples de resolver, mas, na medida do possível, tente prestar atenção nisso.

Quais são suas principais fontes de estresse? O que você poderia fazer para aliviar um pouco a tensão?

Que atividades podem te ajudar a relaxar e ter uma melhor qualidade de sono? Uma massagem, um banho quente, ouvir uma música, conversar com um amigo, tomar um chá e ler um bom livro? Para emagrecer sem dieta, cuide de você!

Coma de tudo, mas não tudo!

Por fim, uma das minhas frases preferidas: “você pode comer de tudo, mas não tudo!”.

Procure satisfazer suas vontades de forma moderada para ir ganhando mais confiança no seu corpo.

Com um pouco de prática, seguindo as técnicas do comer consciente, você verá que não precisa de grandes quantidades de comida para se satisfazer.

E que, comendo com moderação, nunca mais precisará fazer dieta restritiva! Um peso saudável é consequência de bons comportamentos alimentares e de uma relação tranquila com a comida.

Coma até uma hora depois de acordar

Os especialistas afirmam que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e dizem que os que não pulam essa etapa são geralmente mais leves, magros e têm menos compulsão em ficar beliscando alimentos o dia todo.

Isso porque a falta do alimento pela manhã deixa o metabolismo mais lento e colabora para a vontade de comer açúcar.

A qualidade da refeição também é importante para determinar o que o corpo irá pedir ao longo do dia, por isso invista em proteínas magras, cereais, frutas.

Pesquisas recentes apontam que pessoas seguindo dietas de emagrecimento perderam até duas vezes mais peso reduzindo pela metade o número de calorias consumidas na primeira refeição do dia.

Concentre-se na refeição

Dedicar um tempo exclusivamente para comer é muito importante, pois especialistas apontam que fazer outras atividades enquanto se alimenta impede o cérebro de receber os sinais de saciedade, o que significa que aumentam as chances de ganhar quilos extras comendo além da conta.

E as mulheres tendem a acumular mais peso quando comem sem prestar atenção. Isso inclui coisas triviais como falar ao telefone, ver TV, usar o PC ou até mesmo ouvir música.

Estique o sono

Pesquisa recente da Universidade de Uppsala, na Suécia, mostrou que quem dorme pouco tende a comer porções maiores de alimentos calóricos na manhã seguinte.

“É provável que isso aconteça porque a privação do descanso aumenta os níveis de grelina, substância que estimula a sensação de fome”, diz o médico especialista em medicina do sono Geraldo Lorenzi, do Hospital Santa Cruz, em São Paulo.

Malhe de manhã

O motivo para pular cedo da cama é que o exercício ajuda a reduzir a vontade de comer ao longo do dia.

A conclusão é de uma pesquisa publicada na revista científica Medicine & Science in Sports & Exercise.

“A atividade física aumenta a produção de substâncias que trazem bem-estar e tranquilidade, como a endorfina, e diminui a das que geram stress e ansiedade, caso do cortisol, situações que nos levam a abusar da comida como um mecanismo de compensação”, esclarece a personal trainer Viviane Vianna.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *