A disfunção erétil em homens jovens tem grande impacto na qualidade de vida dos homens, causando problemas psicológicos e até mesmo prejudicando sua vida profissional.

Esse é um tema que merece muita atenção porque muita gente pensa que só os adultos podem parar de fazer sexo, porém, um estudo mostra que 25 milhões de pessoas no Brasil tem problemas com impotência ainda antes dos 30 anos.

É verdade que o percentual aumenta com a idade, mas entenda que os jovens não estão imunes a esse problema.

O que é disfunção erétil?

A disfunção erétil é a incapacidade do homem de obter e manter uma ereção peniana suficiente para uma relação sexual satisfatória. Pode ser sinal de uma doença crônica que está afetando a circulação ou mesmo de problemas psicológicos que afetam a qualidade de vida dos pacientes e de seus parceiros.

O fato de a incapacidade de ficar com o pênis duro nem sempre se traduz em disfunção erétil, mas se acontecer com frequência, é melhor consultar um urologista para um diagnóstico adequado.

Estima-se que 100 milhões de homens em todo o mundo sofram de disfunção erétil, que é o problema sexual mais comum em pessoas após os 40 anos. No Brasil, o problema chega a 50% após os 40 anos, cerca de 16 milhões de homens.

Quais os tipos de disfunção erétil?

Existem muitos tipos de disfunção erétil, mas muitos especialistas consideram três tipos principais:

Disfunção erétil orgânica:

A disfunção erétil, conhecida como impotência sexual, faz parte da vida de pelo menos 45% dos brasileiros, seja ela leve, moderada ou completa.

A disfunção erétil causada pela doença é chamada de orgânica. Além do diabetes, as principais causas são a hipertensão, a dislipidemia (alteração nos níveis de colesterol e triglicerídeos) e a obesidade.

Disfunção erétil pscogênica:

A disfunção erétil é comum entre homens jovens que estão iniciando a vida sexual. No entanto, isso pode ser um problema a qualquer momento. São casos de pessoas que não têm problemas físicos, mas que por algum motivo não conseguem uma ereção ou manter o pênis duro durante a relação sexual.

A sensação de frustração e impotência nessa situação pode arruinar a qualidade de vida e os relacionamentos porque atinge muito o lado emocional do homem. É cada vez mais importante visitar um urologista para diagnóstico e tratamento.

Disfunção erétil mista:

Nesses casos, é comum a presença de fatores psicológicos como ansiedade e medo de não conseguir ter uma ereção e facassar na hora H.

Existe também um terceiro tipo, a disfunção erétil mista, que ocorre quando o paciente apresenta sintomas físicos e psicológicos que impedem que ele tenha ereções suficientes para a relação sexual.

O que pode causar a disfunção erétil em jovens?

As causas da disfunção erétil podem variar muito entre adultos e homens jovens. As pessoas mais velhas são mais propensas a ter condições pré-existentes, como diabetes, pressão alta e colesterol alto.

Já em homens jovens, a disfunção erétil pode ser a causa de problemas psicológicos, por exemplo, depressão, ansiedade e problemas no relacionamento com a parceira. O álcool, as drogas e cigarro também causam alguns problemas de circulação, aumentando o risco de impotência e outros problemas de saúde.

Quando é preciso consultar um médico?

Um especialista deve ser procurado sempre que a vida sexual for prejudicada por ereções fracas frequentes, por exemplo: se for difícil para o homem manter a relação sexual porque o pênis fica flácido muito rápido e ele não consegue manter a areção, se ejacular muito rápido ou antes mesmo da penetração, se o desejo diminuiu ou parou completamente e até mesmo se a parceira não estiver satisfeito com seu desempenho, nesses casos é recomendado procurar um profissional.

No entanto, o número de pacientes com disfunção erétil é maior do que pensamos, porque muitas pessoas não procuram ajuda. As razões para que homens não procurem tratamento variam desde tabus sobre sexo, vergonha, medo de falar sobre seu problema, desconhecimento sobre o tratamento e até mesmo a aceitação de que está impotente .

Como é o diagnóstico da disfunção erétil?

A disfunção erétil pode ser tratada e o primeiro passo é obter o diagnóstico correto o mais rápido possivel.

Além dos exames de sangue (colesterol, triglicerídeos, glicemia, etc.), um dos exames realizados para diagnosticar a disfunção erétil é o exame para analisar a avaliação física global – o teste noturno de tumescência peniana – que é realizado com a ajuda de recursos de equipamentos específicos.

Como todo homem costuma ter ereção enquanto dorme, este aparelho mede a qualidade e a quantidade da ereção no sono durante determinado período de tempo. O aparelho consiste em dois anéis presos a eletrodos, colocados ao redor do orgão genital masculino, que analisam a qualidade da ereção à noite e produzem um relatório bem detalhado.

Se a ereção inesperada for satisfatória, significa que o sangue flui normalmente para o pênis, podendo se afirmar que a causa da disfunção erétil é psicológica.

Existe tratamento para a disfunção erétil em jovens?

Independentemente da idade, homens com disfunção erétil devem começar a identificar possíveis causas de problemas sanguíneos. Também é necessário verificar a pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue, certos hormônios como testosterona e hormônios da tireoide, colesterol, peso, maus hábitos como uso de drogas, álcool e tabaco.

Fatores inadequados devem ser considerados ao orientar o jovem a ter a atitude correta. A ideia é mostrar que vale a pena investir hoje para ter saúde amanhã.

O segundo passo importante para superar a disfunção erétil que vem da mente é criar um bom relacionamento entre o profissional de saúde e o paciente.

É apenas um problema psicológico? Isso quase sempre assusta os homens mais jovens do que os acalma. Na prática, nada é tão simples nessas questões relacionadas a impotência sexual.

A conclusão é que a disfunção erétil em jovens é curável sim, e nesse caso muitas vezes a impotência é causada por fatores emocionais.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *